MoyBaiDa-Logo
O Sistema Wing Chun

O Sistema Wing Chun (詠春) é um sistema chinês (hai tung 系統) de Estratégia Marcial, cuja sua estruturação é atribuída à Fundadora Yim Wing Chun após esta, ter aprendido da Monja N'Mui.

O Sistema Wing Chun possui seis Níveis ou Domínios:

Siu Nim Tau 小念頭

Chop_SiuNimTao
1. Bai Dak Lei - Siu Nim Tau
Siu Nim Tau contém o vocabulário básico do Sistema Wing Chun, pois a verdadeira essência desse Sistema não pode ser manifestada em sua plenitude por simples palavras.

Pode-se dizer que o sistema Wing Chun visa proporcionar ao praticante a busca de estágios progressivos de capacidade perceptiva por intermédio de um consistente método de proteção da vida do praticante.

É através deste estado de consciência que a percepção irá aflorar, permitindo assim seguir fielmente as premissas do Princípio da Simplicidade.

Por isso, essa arte é composta de movimentações naturais, baseadas na estrutura humana. Em consequência, toda as técnicas de Wing Chun são simples de serem executadas, possibilitando uma ação em cadeia numa velocidade fantástica.

De todas as partes componentes do corpo humano, a cabeça é a parte mais importante a ser defendida, ainda que o tronco também necessite de proteção.

Os membros, por sua natureza, constituem os elementos que irão salvaguardar os dois primeiros. Para cumprir essa missão, seriam precisos um número indefinido de técnicas para cobrir cada situação de ataque.

Baseado no Princípio da Simplicidade, o Sistema Wing Chun propõe uma única e simples resposta para essa questão: a Teoria da Linha Central.

Essa teoria está baseada na ideia de que ocupar o centro é o melhor modo de dominar uma determinada ação, permitindo, por sua privilegiada posição estratégica, a automática defesa de todo o corpo.

Cham Kiu 尋橋

ChumKiu-Chop
Cham Kiu é o nome do segundo Kuen-To do Sistema Wing Chun. Esta forma de Mãos Livres é estruturada em três partes e proporciona o estudo da relação entre braços, o tronco, o quadril e a base de sustentação.

O praticante deve coordenar estes elementos para mover-se instintivamente. O timing, denominado See Kan, é extremamente importante. Em suma, Cham Kiu ensina o praticante a equilibrar dinamicamente seu corpo.

Costuma-se dizer que a prática leva à perfeição. No entanto, em Wing Chun é dito que somente a prática correta leva à perfeição. Isto significa que, embora a essência do Cham Kiu só possa ser alcançada através do treinamento intenso, há alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Não obstante, estes fatores podem ser percebidos de forma distinta por diferentes mestres.

A compreensão de sua natureza é um processo essencialmente sensorial e, portanto, subjetivo e único. Por isso, a prática é fundamental no domínio do Cham Kiu.
2. Bai Dak Lei - Cham Kiu

Biu Ji 鏢指

BiuJe-Chop
3. Bai Dak Lei - Biu Ji
A terceira forma Biu Ji, conhecida como “Bússola-Padrão”, também possui três etapas. Este é um domínio de pouco acesso, reservado apenas aos praticante que irão se tornar os verdadeiros guardiões do Sistema Wing Chun.

Aqui, o aluno consolida e aprimora a sensibilidade energética das pernas através de exercícios inciados no nível anterior Cham Kiu.

O conceito central do Biu Ji é retornar o mais rápido possível à Linha Central. A forma possui movimentos de curto e de longo alcance.

Muitos costumam dizer que Biu Ji ensina “técnicas de emergência” para contra-atacar quando a estrutura da Linha Central foi comprometida.

Existe um Provérbio Marcial (Kuen Kuit) dentro do Wing Chun que diz “BIU JI PAT CHO MUN”, que significa “Biu Ji não sai pela porta”, ou como muitos gostam de traduzir “Biu Ji não se mostra fora de casa”.

Alguns interpretam que isso significa que a forma deve ser mantida em segredo e não deve ser executada fora do Mo Gun (Recinto Marcial), na frente de pessoas que não praticam Wing Chun ou mesmo para as que praticam mas ainda não chegaram neste nível.

Uma curiosidade sobre o domínio Biu Ji é que ao concluí-lo, um praticante possui o básico para tornar-se um Si-Fu, ou seja, iniciar sua família Kung Fu.

Moy Fa Jong 梅花樁

mfj
O Domínio Mui Fa Jong é composto pelos aparelhos Muk Yan Jong e Gerk Jong.

O primeiro representa o corpo de uma pessoa com os braços estendidos e a seqüência de movimentos compreende 108 técnicas (Ya Lem Bot Muk Yan Jong).

O segundo constitui-se de postes fixados uns próximos aos outros. O discípulo, nesse estágio, vê-se frente ao avançado estudo do trabalho de pernas do Sistema Wing Chun.

Nesse nível, o praticante inicia o treinamento da sensibilidade energética a longa distância (Cheong Kiu Sau).
4. Bai Dak Lei - Moy Fa Jong

Luk Dim Bun Gwon 六點半棍

bastao
5. Bai Dak Lei - Luk Dim Bun Gwon
A forma com Bastão do Sistema Wing Chun, utiliza o “Bastão de Seis Pontos e Meio”, um bastão extra-longo e usa o ombro como a Linha Central.

Essa forma emprega somente seis técnicas e “meia”, sendo a “meia técnica” um rápido movimento descendente, que parte da altura do peito.

Quando em uso, o Luk Dim Bun Gwon deve permanecer próximo ao corpo do usuário. Os cotovelos devem permanecer para baixo e para dentro seguindo o princípio do Jian Dai Lek.

De fato, em várias técnicas, uma parte do bastão deve estar em contato com o corpo, oferecendo sustentação para o movimento. Este é o chamado “ponto de apoio” e, geralmente se utiliza o quadril ou o ombro para esse fim.

Uma curiosidade é que, ao contrário de todas as demais formas do Sistema Wing Chun, que começam pelo lado esquerdo, nesta forma o bastão é utilizado do lado direito durante toda a execução da técnica.

Bot Jam Dou 八斩刀

faca
A forma com Facas Duplas ou “Facas de Oito Cortes” possui oito partes.

Esse trabalho é do mais alto nível dentro do Wing Chun e raramente é ensinado. Segundo a crença, a faca representa o corte da relação mestre-discípulo, onde o mestre reserva a transmissão dessa forma como o seu último ensinamento técnico.
6. Bai Dak Lei - Bot Jam Dou
Copyright © 2019 - Moy Bai Da Wing Chun Kung Fu Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados